Relacionar, Amarrar, Dobrar
Ecologia é sobre Relacionar. É um tipo de conhecimento que pode incluir ciência, e muito além.
Boa ciência é feita com boa abordagem sobre o que não sabemos, e má ciência é feita quanto simplesmente decidimos ignorar a nossa falta de conciência sobre o desconhecido.
Circulação atmosférica é um tema que contém muito mais coisas que desconhecemos do que aquelas que sabemos a respeito.
Nós estamos em um caminho de péssimo design, e os produtos deste design são bastante visíveis neste momento. Nós estamos desenhando circulação atmosférica fingindo que ignoramos o que desconhecemos, fingindo que deixamos para a natureza a decisão sobre como reagir perante nossas ações. Isso é só um mau design, mas ainda é design. Então, como nós estamos desenhando o clima? Mal, muito mal. E onde está a nossa principal falta de conhecimento sobre o Desenho do Clima? Está na escala. Nós abordamos a escala da circulação atmosférica do mesmo jeito que abordamos a escala de uma horta, mas eles trabalham sob regras diferentes, o tamanho importa. Evaporação, evapotranspiração, entropia, negentropia, condensação, chuva, mineralização, tudo isso importa em uma horta e no clima, mas a escala de 1 horta não é suficiente para consertar as alterações climáticas. Então, do que precisamos? Nós precisamos abordar este tema com lentes apropriadas, entendendo as relações entre oceanos e continentes, entre ventos e o sol, entre cultura, força de vontade, tecnologia e consciência do nosso pobre conhecimento científico. Nós somos capazes de fazer coisas maravilhosas, de construir e reconstruir as mais deliciosas teorias sobre mundos paralelos, e por outro lado nós estamos dia a dia mais distantes de assumir fortes compromissos sobre nosso comportamento social, e ainda mais longe de aprender a respeitar aqueles que de fato poderiam nos ensinar.
Continentes influenciam chuvas continentais assim como os oceanos, a higroscopia, condensação, coalescência, bomba biótica são importantes para entender porque a Amazônia é diferente do Saara, e como nós já temos suficiente poder tecnológico para converter um em outro. Não há nenhuma necessidade especial de plantas de dessalinização em larga escala, porque nós podemos fazer chuvas com orografia e higroscopia. Nós realmente sabemos como fazer isso, e estamos fazendo. Talvez não tão rápido quando comparado com o péssimo Desenho do Clima, produto do nosso comportamento social, e é tudo sobre isso: Relações. Nós criamos relações, não quebras. Porque Ecologia é sobre Relacionar. Transformações profundas evoluem a partir de relações profundas, onde o Eu e o Isto perdem suas diferenças importantes.
Nós temos regiões específicas nos continentes onde faz forte sentido plantar florestas. Floresta significa uma estrutura multidiversa de árvores, arbustos, ervas e todos os tipos de animais, incluindo humanos, claro, e esta estrutura multidiversa completa a rede de necessidades destes seres, incluindo o clima. Conectando bacias hidrográficas com florestas nós criamos paisagens de saúde. E construindo mosaicos de paisagens nós criamos regiões de saúde, com tamanho suficiente para modular a altura dos ventos, das nuvens, do albedo, da chuva, do efeito estufa, o que implica: alterações climáticas intencionais, ou melhor dizendo: Desenho do Clima.
Relações. Ecologia é sobre relações. A falta de consciência sobre o que nós não sabemos é a razão pela qual nós fazemos juntos este tão barulhento e destrutivo Desenho do Clima. Ao sermos cegos sobre o que decidimos não considerar relevante, isto irá nos perseguir. Porque tudo na natureza importa. Porque ecologia é sobre relacionar, não dobrar para quebrar e dividir, não amarrar para controlar. Ecologia é o tipo de cultura que cresce quando nós podemos crescer até o tamanho dos nossos desconhecimentos. Isto é o Desenho do Clima.