Voluntariado

Participar de um processo de aprendizagem partilhado requer disposição. Essa palavra, disposição, traz consigo a ideia necessária para quem deseja aprender em conjunto: ‘dis’ significa abertura, movimento para além, ultrapassamento; e ‘posição’ é isto, o próprio lugar. Disposição significa numa comunidade de aprendizagem sair do conforto, romper a estagnação, explorar objetivos para além de propósitos predefinidos, encarar-se diante do espelho dos preconceitos metodológicos, de convívio, de conhecimento. Disposição é algo necessário para crescer junto, que é a raiz da palara concreto, con-creto, qeu cresce junto. Cresce junto quem se dispõe junto, voluntariamente.

Nosso programa de voluntariado está inserido em um contexto de aprendizagem completamente integrado com a escola. Tem como base a Ecologia Profunda, com estudos e práticas dirigidos a situações da vida real, cotidiana, e também a eventos especiais em que há participação do público, como festas, seminários, residências artísticas, exposições, gincanas, festivais, congressos, fóruns, caminhadas, expedições, retiros, estágios de vivência. Como temos acesso a uma pequena porção de terra, produzimos um pouco do alimento que comemos, sem excedentes, e para isso temos algumas hortas, pomares, agrofloresta, viveiro, sistemad e irrigação, compostagem, que estão integrados no contexto de aprendizagem contínua, e portanto são fonte cotidiana de estudos e aprofundamento. Assim, para além d agenda de atividades próprias da scola há também as atividades do dia a dia, que constituem a parte mais importante da imersão no programa.

Para ser voluntário na escola é preciso conhecer e compreender as bases da educação experiencial, que começam por uma comunicação clara sobre os limites e possibilidades das pessoas e da escola, as potencialidades que possu e deseja desenvolver, as restrições e condições próprias que deve respeitar. Segue-se então uma visita, qeu pode durar vários dias, um acolhimento, constrói-se aos poucos uma aproximação, que pode dar passo à aplicação para ser voluntário residente.

Não há despesas em dinheiro para os voluntários que permaneçam cinco ou mais dias, bastando apenas fazer parte das atividades programadas para cada dia, que incluem os estudos e períodos de descanso.

Além das atividades agrícolas também estão disponíveis estruturas para trabalho em madeira, solda, torno, pintura, escultura e atividades ao ar livre, como slackline, arco e flecha, bushcraft, tracking, observação de aves, land art, construções temporárias.

O que a escola pode oferecer é um ambiente de convivência estimulante, intensa atividade de investigação pessoal, profundo acolhimento e exploração das características únicas que fazem de cada indivíduo uma parte essencial e indispensável dessa grande floresta que é a existência humana na Terra.

Inscreva-se